Final Brasileira 2025 - São Paulo

A final brasileira ocorreu no bairro da Liberdade em São Paulo, de 6 a 9 de novembro de 2025, na FECAP. A Profa. Lucy Tabuti, juntamente com os Profs. Eduardo Savino e Victor Rosseti foram os diretores da final. Os patrocinadores foram Neospace (premium); Under (infra-estrutura), Incognia, VTex, Nubank e Quinto Andar (diamante); Instituto Criativo (ouro); Alura e Mov Tech 2030 (prata); Deco e Enter (startups); Alphabot, Google, Stone, Mendelics and Valor (bronze) e contou com a parceria da CAPES, CNPa, Nikkey, Red Bull, Meruru, Voz, Novvacore, Smit and GameFY.

Slides apresentados na abertura.

As seguintes pessoas ajudaram no desenvolvimento do conjunto de problemas criando e aperfeiçoando os enunciados, soluções, casos de teste e validadores das entradas e saídas: Paulo Cezar Pereira Costa, Brasil; Roberto Sales, Brasil; Bruno Monteiro, Brasil; Luis Santiago Ré, Argentina; Alejandro Strejilevich de Loma, Argentina; Marcos Kolodny, Argentina; Gabriel Poesia, Brasil; Martín Muñoz, Chile; Marcelo Fornet, Cuba; André Amaral de Sousa, Brasil; Rafael Grandsire, Brasil; Rafael Armando Garcia Gomez, Colombia e Vinicius Santos, Brasil.

Resultados da competição

A competição ocorreu simultaneamente nas 6 regiões latin-americanas. A prova é a mesma, e a equipe de juízes corrige as submissões de forma centralizada. Foram 66 times na final brasileira, 139 times na final mexicana, 51 times da América Central, 58 times do Caribe, 58 times da América do Sul-Norte e 201 times da América do Sul-Sul. Isso totaliza 573 times, dos quais, 28 eram compostos por três mulheres.

Resultado Geral da América Latina

O time "Naim continua dentro de nós" da Universidade Estadual de Campinas foi o campeão da XXX Maratona SBC de Programação. O time é formado por Leonardo Valente Nascimento, Enzo Pontes Saraiva de Moraes e Arthur Lobo Leite Lopes, coach Naim Shaikhzadeh. É a quinta vez que a Unicamp conquista a Maratona SBC de Programação. Além disso, foi o melhor time da regional latino-americana. A Unicamp já foi a 17 finais mundiais, onde foi uma vez a melhor equipe latino-americana. Já esteve em duas finais latino-americanas, ganhando 2 medalhas de ouro e uma de bronze. Além disso, esteve em 22 finais brasileiras, com 14 medalhas de ouro, 10 de prata e 16 de bronze.

Abaixo seguem os medalhistas, com destaque para os classificados para a final latino-americana, que ocorre de 4 a 8 de março de 2026 em Santiago, Chile:

  • Medalhas de prata:
  • Medalhas de bronze: Além dos times indicados acima, classificou-se para a Programadores de América 2026: Da competição: Foram reconhecidos os campeões regionais: E o melhor time feminino: Além da competição oficial houve uma competição CCL (café com leite) com a participação de 21 equipes não competitivas: Os três primeiros colocados da competição CCL fora: Na quinta-feira, 6 de novembro, ocorreu o Desafio CUDA C++, realizado e patrocinado pela Neospace, com a participação das melhores equipes das primeiras fases da competição. O objetivo foi o de promover o conhecimento em programação paralela de alto desempenho para ajudar a ampliar a ciência e tecnologia no Brasil, e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. A Neospace e a AWS disponibilizaram acesso a supercomputadores de última geração para os participantes terem a experiência de programar em um ambiente real de fronteira tecnológica, no planeta. As equipes vencedoras do Desafio foram:
    Last modified: Wed Jan 21 10:51:07 -03 2026