XXIX Maratona de Programação - 2024

fasezero24.jpeg Fase Zero

Em maio de 2024 ocorreu a 3a. Fase Zero da Maratona de Programação, de forma online e participação voluntária. Abaixo mais informações sobre a competição.

Resultados

Primeira Fase

A primeira fase da Maratona SBC de Programação ocorreu em 31 de agosto de 2024 em 48 sedes espalhadas pelo país: 6 no Centro-Oeste, 15 no nordeste, 7 no norte, 16 no sudeste e 4 no sul, reunindo 880 times de 226 escolas.

Resultados

Final Brasileira 2024 - João Pessoa

A final brasileira de 2024 foi realizada em João Pessoa, Paraíba, onde o sol nasce primeiro, com realização do IFPB: Instituto Federal de Educação da Paraíba. A Profa. Valéria Cavalcanti e o Prof. Tiago Gouveia foram os diretores da final. Tivemos o patrocínio premium do Rei do Pitaco, patrocínio diamante da Vtex e Incognia, patrocínio prata da Inovatec-JP, e patrocínio bronze da alura e Google. Abaixo algumas das belas fotos do evento:

Slides apresentados na abertura

As seguintes pessoas ajudaram no desenvolvimento do conjunto de problemas criando e aperfeiçoando os enunciados, soluções, casos de teste e validadores das entradas e saídas: Paulo Cezar Pereira Costa, Brasil; Luis Santiago Ré, Argentina; Luan Ícaro Pinto Arcanjo, Brasil; Alejandro Strejilevich de Loma, Argentina; Agustín Santiago Gutiérrez, Argentina; Roberto Sales, Brasil; Rafael Grandsire, Brasil; Alexandr Grebennikov, Brasil; Marcos Kolodny, Argentina; André Amaral de Sousa, Brasil; Bruno Monteiro, Brasil; Vinicius Santos, Brasil; Welton Cardoso, Brasil; e Rafael Armando Garcia Gomez, Colombia.

Tivemos também uma equipe de "testers" da prova com: José Marcos Silva Leite, Brasil; Luis Braga Gebrim Silva, Brasil; e Pedro Henrique Ferreira, Brasil.

Resultados da competição

A competição ocorre simultaneamente nas 6 regiões latino-americanas. A prova é a mesma, e a equipe de juízes corrige as submissões de forma centralizada. Foram 65 times na final brasileira, 120 times na final mexicana, 46 times da América Central, 23 times do Caribe, 56 times da América do Sul-Norte e 219 times da América do Sul-Sul. Isso totaliza 524 times, dos quais, 26 eram compostos por três mulheres.

Resultado Global da América Latina

O time Faz o WM da Universidade de São Paulo - campus São Paulo, foi o campeão da XXIX Maratona SBC de Progrmaação. O time é formado por Willian Miura Mori, Nathan Martins e Antonio Hachisuca e coaches Enrique Junchaya e Yano Couto. É a quinta conquista da Universidade de São Paulo. A USP já foi a 19 finais mundiais, e por 3 vezes foi o melhor time latino-americano na final. Esteve na final latino-americana de Guadalajara e obteve uma medalha de ouro, com o quarto lugar.

  • Abaixo seguem os medalhistas, com destaque para os classificados para a final Latino-Americana da competição, que ocorre de 12 a 17 de março de 2025 em Salvador, Bahia: Além destes times, classificaram-se para a Programadores de América: Da competição: Foram conhecidos os campeões regionais, todos medalhistas: Além da competição oficial houve uma café com leite com a participação de 15 equipes não competitivas:

    O campeão entre os times café com leite foi:

    Brazilian ICPC Summer School

    De 20 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025 ocorreu a Brazilian ICPC Summer School com a participação de quase 200 estudantes de vários países da América Latina em duas turmas: a Brazilian Finals e World Finals.

    2024/25 ICPC Latin America Championship "Programadores da América" - Salvador, Bahia

    De 13 a 17 de março de 2025 ocorreu em Salvador, Bahia, a final latino-americana da competição com participação de 42 equipes, das quais, 13 eram brasleiras:

    Os times brasileiros classificados para a final mundial foram:

    Tivemos ainda uma competição CCL, com a equipe formada por Tiago Gonçalves, Leonardo Silva e Naim Santos conquistando o primeiro lugar.

    Campeão CCL

    Times brasileiros tiveram excelente desempenho também no Huawei Challenge:

    Placar Final da Programadores de América 2025

    Final Mundial 2024/25

    A final mundial do ICPC será disputada em Baku, Azerbaijão, de 31 de agosto a 5 de setembro de 2025, com a participação de 18 equipes latino-americanas, das quais 7 brasileiras: