XXVI Maratona de Programação - 2021

Em 2021 ocorreu a XXVI Maratona SBC de Programa&accedil;ão. A primeira fase foi online, no dia 30 de outubro de 2021. Cada competidor podia usar seu próprio computador. Foram 534 times de 127 instituições brasileiras.

Problemas e resultados da primeira fase

A final brasileira de 2021 foi realizada na belíssima Gramado, Rio Grande do Sul, com realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Prof. Weverton Cordeiro foi o diretor da Final. A competição foi patrocinada por VTEX, SAP, CNPq, Americanas, BrDigital, beecrowd e Alura

Abaixo apresentamos algumas fotos do evento.


Slides apresentados na abertura

As seguintes pessoas ajudaram no desenvolvimento do conjunto de problemas criando e aperfeiçoando os enunciados, soluções, casos de teste e checadores das entradas e saídas: Alejandro Strejilevich de Loma, Arthur Nascimento, Cristhian Bonilha, Cláudio Leonardo Lucchesi, Clodes Fernando de Morais Silva, Daniel Bossle, Giovanna Kobus Conrado, Juan Pablo Marin Rosas, Lina Rosales, Marcelo Fornet, Naim Shaikhzadeh Santos, Ricardo Anido, Rafael García, Tiago Domingos Almeida Souza, Victor de Sousa Lamarca, Vinicius Fernandes dos Santos, e Yan Silva.

Resultados da competição

A competição ocorre simultaneamente nas 6 regiões latino-americanas. A prova é a mesma, e a equipe de juízes corrige as submissões de forma centralizada.

O time Amigos do Yuki U・ᴥ・U da Universidade Federal de Pernambuco foi o campeão da XXVI Maratona de Programação. O time é formado por Gabriel Pessoa, Bezaliel Silva e Ícaro Guerra. Eacute; a décima vez que um time da UFPE sagra-se campeão da Maratona de Programação. Os medalhistas são:

Da competição: Foram reconhecidos campeões regionais: Além da competição oficial houve uma "café com leite" com a participação de 12 equipes não competitivas:

O campeão entre os times café com leite foi:

Foi realizada também uma competição de hardware livre, os Caninos Loucos, organizada por Geovane Fedrecheski, Rodrigo Suigh da POLI-USP e Claudio Machado Diniz (UFRGS). Os três melhores times foram:

Os times classificados para a final mundial foram convidados para o curso de treinamento que ocorreu em janeiro de 2023, na Unicamp.

Final Mundial 2021/22

A final mundial ocorreu de 14 a 18 de abril em Luxor, Egito. Os seguintes times brasileiros competiram:

O melhor time brasileirona comeptição foi o time da Universidade de São Paulo que resolveu 5 problemas e ficou na 72a. colocação. Os demais times brasileiros receberam menção honrosa e resulveram 4 problemas ou menos.

O melhor time da América Latina foi o da Escuela Superior De Computo Instituto Politecnico Nacional, que resolveu 6 problemas, e terminou na 32a. posição.

Abaixo a foto com os times brasileiros em Luxor.